Conteúdo do Empreender Clima

Gestão de Resíduos

Oportunidades para quem quer empreender com propósito e impacto real.

Oportunidades para quem quer empreender com propósito e impacto real.

Mesmo com a Lei nº 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e estabelece diretrizes fundamentais para o manejo responsável dos resíduos, o Brasil ainda enfrenta grandes desafios. 

As consequências do descarte inadequado e da gestão ineficiente de resíduos sólidos ultrapassam o aspecto ambiental. O acúmulo de lixo, além de contaminar mares, rios e solos, obstrui bueiros e redes de drenagem nos centros urbanos, favorecendo inundações e alagamentos, além de criar um ambiente propício para a proliferação de vetores de doenças, como o mosquito Aedes aegypti. Além disso, o descarte irregular de resíduos aumenta a emissão de gases do efeito estufa, acelerando a crise climática e comprometendo o futuro do planeta.

Dados e oportunidades de investimentos

Geração de Resíduos 

Cada brasileiro gerou uma média de 1,047 kg de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) por dia em 2023

Ao aplicar esse valor à população brasileira estima-se que aproximadamente 81 milhões de toneladas de RSU foram geradas no país em 2023 =(corresponde) a mais de 221 mil toneladas de resíduos gerados por dia, ou cerca de 382 kg por habitante durante o ano.

  • GERAÇÃO DE RSU EM 2023: 80.957.467t
  • Destinação final inadequada: 28.729.148t
  • Destinação final adequada em aterros sanitários: 40.575.905t
  • Material enviado à reciclagem: 6.731.390t
  • Compostos: 85.500t
  • Não Coletado: 5.377.768t

Reciclagem

Cerca de 6,7 milhões de toneladas de material seco foram enviadas para a reciclagem no Brasil em 2023.

  1. Coleta via serviços públicos 

Cerca de 6,0% do total de RSU coletados via serviços públicos, ou 4,2 milhões de toneladas, foram encaminhados para centrais de triagem.

  1. Coleta informal (catadores autônomos)

Foi responsável por coletar cerca de 4,5 milhões de toneladas de RSU.

100% do material coletado por esses trabalhadores foi recuperado.

O que o dado revela?

A extensão da participação do trabalho informal no cenário de reciclagem brasileiro e a importância de incluir esses trabalhadores nas discussões sobre gestão de resíduos.

Compostagem

Cerca de 85,5 mil toneladas de compostos foram produzidas no Brasil em 2023.

Combustível Derivado de Resíduos Urbanos

Aproximadamente 47,6 mil toneladas de CDRU (combustível derivado de resíduos urbanos) foram produzidas no país em 2023. 

O que significa, menos de 0,2% do total de resíduos gerados no país, uma oportunidade a ser explorada pelos empreendedores climáticos.

Gastos do setor de resíduos

Os gastos públicos e privados com gerenciamento de RSU totalizaram aproximadamente R$ 37 bilhões de reais

Empregos

Em 2023, o setor de gerenciamento de resíduos sólidos urbanos (RSU) empregou cerca de 386 mil pessoas, sendo 93%(aproximadamente 360 mil) em atividades diretamente ligadas ao manuseio de resíduos, como varrição, capina, roçada e processamento. O número representa um aumento de 2,6% em relação a 2022.

Logística Reversa

No ano de 2023, mais de 1,7 milhão de toneladas de materiais foram destinados de forma ambientalmente adequada através de sistemas de logística reversa.

Fonte: Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2024

 Como Empreendedores Podem Fazer a Diferença: 

  1. Logística Reversa de produtos: há um grande potencial para negócios que consigam viabilizar o retorno dos materiais descartados, por exemplo, reintroduzindo-os em novos ciclos produtivos, o que contribui para o crescimento da economia circular e a sustentabilidade.
  1. Substituição de materiais descartáveis: a substituição de materiais de uso único é essencial para reduzir impactos ambientais e avançar rumo a uma economia de baixo carbono. Para enfrentar esse desafio, iniciativas que invistam em análises de ciclo de vida (ACV),  permitindo assim, identificar alternativas mais sustentáveis para os produtos consumidos.
  1. Campanhas de conscientização: a destinação correta de resíduos sólidos é um pilar fundamental para o crescimento sustentável. A conscientização da população sobre o descarte correto dos resíduos, a reciclagem e a reutilização de materiais é fundamental para concretizar a transição para uma economia de baixo carbono e com produtos e serviços que possuam seus impactos negativos minimizados.
  1. Upcycling: o desafio de ampliar a coleta de resíduos e garantir uma destinação adequada, que prolongue sua vida útil antes do descarte final, é prioritário. É preciso investir para que todo o potencial de reaproveitamento e reciclagem do setor de resíduos no Brasil se torne realidade. Grandes oportunidades surgem para empreendedores que souberem identificar e atender às demandas por materiais extraídos a partir dos resíduos, reintroduzindo-os nos ciclos produtivos e fortalecendo a economia circular.
  1. Combustível derivado de resíduos urbanos: alternativas de aproveitamento energético do combustível derivado de resíduos até a geração de biogás e produção de biometano.
Outros conteúdos que podem te interessar:
Sem categoria
Empreender Clima

Construção

Novos caminhos que reduzem resíduos, movimentam negócios e constroem um futuro mais sustentável.

Leia mais »