Conteúdo do Empreender Clima

Água e Saneamento

Oportunidades para quem quer transformar e aprimorar a infraestrutura das cidades.
De acordo com o estudo Onda Verde – oportunidades para empreender e investir com impacto ambiental positivo no Brasil, o déficit de cobertura e qualidade do saneamento básico atinge quase metade da população brasileira, tanto no que se refere ao abastecimento de água potável quanto à coleta e ao tratamento de esgotos e resíduos sólidos.

O mal gerenciamento da infraestrutura urbana como a distribuição de água e saneamento pode gerar problemas de saúde pública, degradação ambiental e desequilíbrio ecológico.  Segundo o IBGE, o Brasil tem 31 milhões de brasileiros sem acesso à água potável e 90 milhões de pessoas sem acesso à coleta de esgoto.

Entre as consequências mais graves incluem a transmissão de doenças pela água devido a possível contaminação, assim como a proliferação de bactérias e exposição a substâncias tóxicas. A má gestão da infraestrutura da água e saneamento afetam também o meio ambiente, podendo causar  poluição dos recursos hídricos e o desequilíbrio da vida aquática e biodiversidade dos mares e rios. Empreendedores que oferecem negócios de impacto, incluindo novas tecnologias e soluções baseadas na natureza são essenciais para a garantia de saúde pública e proteção da biodiversidade em centros urbanos. Além dos benefícios climáticos, existe também o retorno financeiro. A Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que para cada real investido na universalização do acesso a saneamento básico são gerados R$ 8,9 em retorno econômico para o Brasil.

Principais desafios do setor:

  • Cobertura e qualidade do saneamento básico.
  • Baixo aproveitamento energético do
    tratamento de efluentes (waste-to-energy).
  • Vulnerabilidade climática dos sistemas de saneamento.

Para o setor de água e saneamento, as oportunidades de empreendedorismo se concentram na construção e manutenção de infraestrutura para abastecimento de água, drenagem urbana, coleta e tratamento de efluentes líquidos. 

Como Empreendedores Podem Fazer a Diferença: 

1. Inovação tecnológica: a utilização da tecnologia para aprimorar o gerenciamento, tratamento e o monitoramento de serviços do saneamento básico é essencial para o melhor funcionamento das infraestruturas urbanas. O uso de membranas filtrantes para remoção de impurezas na água, por exemplo, foi uma excelente invenção que aumenta a qualidade da água e protege a saúde das pessoas. As membranas filtrantes são dispositivos pequenos que são colocados na água e atuam como um filtro de bactérias e impurezas, tornando-a  potável.

2. Reuso de água: iniciativas que visam a reutilização de águas residuais para fins não potáveis reduz a pressão sobre recursos urbanos de água doce. 

3. Campanha contra poluição: a conscientização da população sobre o impacto nefasto da acumulação de lixo e dejetos nos rios e no mar é necessário para construir um esforço coletivo no combate contra a poluição.

Outros conteúdos que podem te interessar:
Sem categoria
Empreender Clima

Construção

Novos caminhos que reduzem resíduos, movimentam negócios e constroem um futuro mais sustentável.

Leia mais »